quarta-feira, 30 de junho de 2010

Curso: Elaboração de Projetos
NTE Concórdia / MEC
Professora/Tutora : Karen Angélica Seitenfus Auler
Cursista : Jane Elisa Wiltgen Savoldi

Atividade 2 - Diálogo Teórico – Vygotsky

A corrente pedagógica que se originou do pensamento de Vygotsky é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
Vygotsky deu ênfase aos processos de troca, ou seja, de interação do sujeito com o seu meio, principalmente seu meio social e cultural .O desenvolvimento humano é concebido a partir das relações sociais que a pessoa estabelece no decorrer da vida.
A psicologia sócio-histórica diz que “todo homem se constitui como ser humano pelas relações que estabelece com os outros”. Desde o nosso nascimento somos socialmente dependentes dos outros e entramos em um processo histórico que, de um lado, nos oferece os dados sobre o mundo e visões sobre ele e , de outro lado, permite a construção de uma visão pessoal sobre este mundo.
A teoria de Vygotsky dá grande valor ao processo de interação e nós educadores, às interações pedagógicas e ao ensino na construção do conhecimento.
O trabalho com projetos favorece grandemente a aprendizagem em função da interação com o outro e acredita-se que todos terão possibilidade de falar, levantar suas hipóteses e negociações , chegar a conclusões que ajudem o aluno a se perceber parte de um processo dinâmico de construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário