Atividade 1.6 - Reflexões sobre aprendizagem
A preocupação com a aprendizagem está sempre presente ao preparar uma aula e trabalhar através de projetos é uma maneira diferente de se trabalhar os conteúdos.
Isso pode se dar de uma forma contextualizada ou não; podendo acontecer a curto, médio ou longo prazo, dependendo do assunto a ser trabalhado. Num primeiro momento é preciso que fique muito claro para os alunos o que é um projeto e qual o seu papel dentro dele.
E então deve-se partir de questões ou situações reais e concretas que interessem de fato aos alunos.
O planejamento para a execução deste projeto deve ser discutido e negociado. O professor precisa ter clareza das competências que deseja que os educandos desenvolvam e dos conhecimentos necessários para isso. Deve criar as condições para que o projeto caminhe: garantir o acesso às informações, a participação de todos e um clima de colaboração e respeito mútuos e neste processo todos têm tarefas e responsabilidades.
A aprendizagem por projetos deve ser uma oportunidade para que os alunos possam pensar e julgar por si, desenvolvendo o pensamento, a autonomia e a criatividade.
Segundo (Hernandez, 1998) “Os projetos de trabalho contribuem para uma (re) significação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes, e participantes”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário