quarta-feira, 14 de julho de 2010

Curso: Elaboração de projetos
NTE Concórdia / MEC
Professora / Tutora: Karen A. S. Auler
Cursista: Jane Elisa Wiltgen Savoldi

Atividade 1. 4- Banco de Projetos

Nome: Jane Elisa Wiltgen Savoldi

Local: E. E. B. Dois Irmãos – Presidente Castello Branco

Turma: 1ª série do Ensino Médio

Número de alunos: 30

Professores envolvidos : 2 ( dois )

Título do projeto: Do people know what their T- shirts are saying?

Características do projeto: O projeto foi desenvolvido nas aulas de Inglês : interpretação e discussão de textos, pesquisas, coleta de dados e após isso houve um trabalho interdisciplinar com Matemática, onde foi possível aplicar os resultados das entrevistas utilizando métodos estatísticos.

Descrição geral: O projeto, ou seja, a atividade iniciou com um texto trabalhado em sala de aula em relação a moda: Fashion: What do young people buy? Why? (Moda: O que as pessoas jovens compram? Por quê?) e discutiu-se a respeito do estilo dos jovens vestirem-se ; Em que locais é possível identificar a moda dos jovens ; Por que os adolescentes seguem uma moda ou, às vezes, uma antimoda? Etc...
E a partir daí pesquisaram na internet o que o jovem de hoje gosta de vestir, se eles gostam de usar roupas com dizeres em inglês, se tem interesse em saber o que suas roupas estão dizendo.
Após isso a classe foi dividida em grupos de quatro alunos. Cada grupo ficou responsável pela entrevista de, digamos seis pessoas (colegas que não façam parte do seu grupo de trabalho, vizinhos, parentes, etc...) que tenham camisetas com dizeres em inglês.
As perguntas da entrevista puderam ser feitas em inglês ou português, mas a conclusão da pesquisa foi redigida e exposta em inglês.
As perguntas feitas foram:
1-Você tem alguma camiseta que está escrito em inglês?
2-O que está escrito em sua camiseta?
3-Você entende o que está escrito nela?
4-Por que você está usando essa camiseta?
5-Você se identifica com o que está escrito nela?
Depois de realizadas as entrevistas, os diferentes grupos montaram tabelas com os dados coletados e analisaram criticamente os resultados obtidos, refletindo basicamente sobre quatro questões:
1-Por que as pessoas usam camisetas com dizeres em inglês?
2-Em que medida é importante compreender o que está escrito na roupa que vestimos? Pode causar algum constrangimento?
3-Que porcentagem de pessoas entrevistadas compreendia o que estava escrito em suas camisetas?
4-O que vocês, como grupo, gostariam de escrever numa camiseta?
Após cada grupo apresentou seu trabalho em sala de aula, apresentaram seus trabalhos no data show , dados estatísticos, imagens das camisetas tiradas com a máquina digital, criação de uma camiseta com uma frase em inglês.

Resultado: Foi um trabalho muito produtivo, pois os alunos demonstraram interesse em fazer todas as atividades propostas , foram em busca da coleta dos dados com muito empenho e dedicação, e aprenderam o inglês de uma forma prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário